Monday, October 01, 2007

Freegans....


Freegans are a group of people that get out at night, looking for food in the gargabe in New York streets. They are becoming a new urban subculture growing in the "city that never goes to sleep".
Freegan is an expression that combines the word vegan, that designates those that don't eat or wear anything which is from animal origin, and free with the meaning of uncostly. The freegans are people, a growing group,that have reduced their consumist habits to the minimun and that live with what others throw out. They don't want to depend on the companies which they believe are destroying natural resources, the environment and that take advantage of unfair labour practices.
They are aware that being a freegan is not socially accepatable, but they are hoping to change, at least, some people's habits and to reduce comsumerism.
Generally speaking what they do is recycling food that is thrown away by large stores. According to them as well as to food experts , there are large quantities of food that is put in the garbage in perfect sanitary conditions to be eaten.
Most Freegans are people who have or used to have comfortable and easy lives but have decided to change their attitude in relation to money and are trying to help save the Planet...their own way.

8 Comments:

Blogger Cátia said...

Ola Ofelia,

Interessante este teu post. Sinceramente não conhecia esta filosofia de vida. Antes de começar a escrever este comentario, fui ler um pouco mais sobre freegans. Pelo que li, o freeganismo (foi a traduçao que encontrei) é um estilo de vida que considera que todas as trocas monetarias e a economia capitalista contribuem para variadíssimas formas de exploração. Assim têm uma filosofia de forma a não contribuir para essa exploração.

A meu ver, tudo o que é feito de forma extrema é isso mesmo: extremismo, um exagero. Em tempos tive uns colegas vegans, que eu já considerava como "um pouco demais", mas isso é porque não conhecia os freegans. Como sabes não como carne por opção, mas sei que toda a industra alimenticia é importante para a economia. Será que é exploração os milhoes de postos trabalho que a "economia capitalista" proporciona?? Como viviriam os freegans se não houvesse essa economia a produzir o "lixo" de que se alimentam??

É uma filosofia de vida e como tal respeito, mas não compreendo.
Beijinhos

5:53 pm  
Anonymous Anonymous said...

Sempre que posso passo aqui, e a qualidade com que escreves é cativante... mas há outra razão para que passe por aqui... o amor!
Amo-te. És linda!!!

1:14 am  
Anonymous Anonymous said...

Hello!teacher....
Your blog is very interesting...
ass:Adriana Mendes 10ºc
=)

5:57 pm  
Anonymous Anonymous said...

Hi teacher!
I like your blog
ass:Filipa C.
10ºc

6:04 pm  
Blogger Cátia said...

Hoje deixo-te apenas um sorriso, foi o que se desenhou na minha face quando vi aqui os comentarios das tuas alunas do 10ºC.

Estou certa que será novamente um lugar de passagem obrigatória para os teus alunos (actuais e ex, claro).
Beijinhos

12:57 pm  
Anonymous Anonymous said...

Hello, teacher(DT)! =)
This blog is very interesting...

Congratulations!!

Serafim Pinto 10ºC

7:10 pm  
Anonymous Anonymous said...

hi teacher...well your blog is very interesting and fabulous........
Mario 10ºC (the best)...... ;)

10:41 pm  
Anonymous Anonymous said...

Não acho que ser vegan ou freegan seja algo extremista como a cátia disse.
As pessoas que consomem tudo novo apesar de já terem o que necessitam em casa, isso é algo extremista (Porquê não poupar esse dinheiro para algo mais útil? Porquê não dar a quem precise?) sendo assim, as pessoas que optem por viver na rua também são consideradas extremistas a seu ver, não?
Se quando morremos nada que possuimos vai para a nossa cova. Então porquê tanto materialismo?
Acho que as pessoas devem seguir as suas opções de vidas, elas apenas são extremistas vistas por outras pessoas que não compreendem os seus ideais.
Os freegans começaram a existir por causa das essas ditas economias que produzem "lixo".
Se não houvesse tantas empresas, o mais certo era não haver freegans. A posição dos freegans é um modo de expressar o que há de contra com essas empresas e as pessoas em geral e fazer com que esse "lixo" seja reduzido.

4:35 pm  

Post a Comment

<< Home