24th November...
Escola Secundária de Felgueiras
Programa para o debate sobre a educação, no âmbito do Debate Nacional sobre Educação”, promovido pelo Conselho Nacional de Educação, subordinado ao tema “Como Vamos Melhorar a Educação nos Próximos Anos?”
Organização:
Escola Secundária de Felgueiras / GAPE (Gabinete de Apoio a Projectos Educativos)
Local:
Auditório da Escola Secundária de Felgueiras
Data:
24 de Novembro de 2006 - 21 horas
Intervenientes:
Representante do Ensino Superior(U. Minho)- Dr. Lino Moreira
Conselheiro de CNE - Dr. Davide Castro Dias
Presidente do Conselho Executivo - Dr. Pedro Araújo
Vereador do Pelouro da Educação e Cultura - Dr. João Garção
Representante da Associação de Pais
Representante da Associação de Alunos
Relatores:
Dr.ª Engrácia Pereira
Dr.ª Rosa Guimarães
Lúcia Guimarães
Público – Alvo:
Professores em geral, pais e encarregados de educação, autarquia, alunos e outros…
Programa
Área Temática:
“Medidas e Metas para Melhorar a Educação em Portugal”
Questões em debate:
.Que organização escolar poderá melhorar o processo educativo?
.Como fomentar uma melhor articulação entre Escola / Professores / Encarregados de Educação.
De que forma?
Em que matérias?
.Como promover uma melhor articulação entre a educação escolar e outras formas de aprendizagem para que todos exerçam uma cidadania activa e responsável?
. Que mais podem (e vão) as autarquias / comunidades locais fazer pela Escola / Educação
. Em que medida a actividade do professor é preponderante na melhoria da Educação?
Organização: GAPE – Dr.ª(s) Ofélia Ribeiro - Engrácia Pereira - Isabel Lima - Rosa Guimarães
1 Comments:
O Debate Nacional sobre Educação falhou redondamente, por ter omitido os assuntos mais importantes: os metódicos.
O País está em crise educativa generalizada, resultado das políticas governamentais dos últimos 20 anos, que empreenderam experiências pedagógicas malparadas na nossa Escola. Com efeito, 80% dos nossos alunos abandonam a Escola ou recebem notas negativas nos Exames Nacionais de Português e Matemática. Disto, os culpados são os educadores oficiosos que promoveram políticas educativas desastrosas, e não os alunos e professores. Os problemas da Educação não se prendem com os conteúdos programáticos ou com o desempenho dos professores, mas sim com as bases metódicas cientificamente inválidas.
Ora, devemos olhar para o nosso Ensino na sua íntegra, e não apenas para assuntos pontuais, para podermos perceber o que se passa. Os problemas começam logo no ensino primário, e é por ai que devemos começar a reconstruir a nossa Escola. Recomendamos vivamente a nossa análise, que identifica as principais razões da crise educativa e indica o caminho de saída. Em poucas palavras, é necessário fazer duas coisas: repor o método fonético no ensino de leitura e repor os exercícios de desenvolvimento da memória nos currículos de todas as disciplinas escolares. Resolvidos os problemas metódicos, muitos dos outros, com o tempo, desaparecerão. No seu estado corrente, o Ensino apenas reproduz a Ignorância, numa escala alargada.
Devemos todos exigir uma acção urgente e empenhada do Governo, para salvar o pouco que ainda pode ser salvo.
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